quarta-feira, 25 de abril de 2012

2ª. expedição - Pirenéus

Os Pirenéus, ou menos corretamente Pirineus ou Pireneus são uma cordilheira no sudoeste da Europa cujos montes formam uma fronteira natural entre a França e a Espanha. Separam a Península Ibérica da França, e estendem-se por aproximadamente 430 km, desde o Golfo da Biscaia, no oceano Atlântico, até o cabo de Creus (extremo oriental da Espanha continental), no mar Mediterrâneo.
Na sua maior parte, a crista principal dos Pirenéus forma a fronteira franco-espanhola, com o principado de Andorra incrustado entre seus dois grandes vizinhos. A principal exceção a esta regra é o Vale de Aran, que pertence à Espanha mas se situa na face norte da cordilheira. Outras anomalias orográficas incluem a Cerdanha (único vale dos Pirenéus no sentido leste-oeste) e o enclave espanhol de Llívia (completamente cercado por território francês).

Geografia
Os Pirenéus são subdivididos em: Pirenéus Ocidentais ou Atlânticos, Pirenéus Altos ou Centrais e Pirenéus Orientais. O alcance dos Pirenéus Centrais estende-se a oeste de Port de Canfranc até ao Vale de Aran a leste. O ponto culminante da cordilheira é o Monte Aneto, no maciço da Maladeta, com 3404 m de altitude. Há por volta de duzentos picos acima de 3000 m na cordilheira. As montanhas mais altas estão constantemente cobertas de neve, apesar de ter sido observado, a partir da metade do século XIX, um acentuado degelo. A outrora impressionante geleira Ossoue, em Vignemale, perdeu muito de sua antiga espessura.

Geologia
Os Pirenéus constituem uma formação mais antiga do que os Alpes: seus sedimentos começaram a ser depositados em bacias costeiras durante as eras Paleozóica e Mesozóica. Entre 100 e 150 milhões de anos atrás, durante o Cretáceo Inferior, o golfo da Biscaia dilatou-se, de modo a empurrar o que é hoje a Espanha de encontro à França e a pressionar grandes camadas de sedimentos. A pressão intensa e o soerguimento da crosta terrestre afetaram de início a porção oriental e, posteriormente, toda a cordilheira, processo que atingiu o ápice no Eoceno.
A porção oriental desta cordilheira compõe-se principalmente de granito e gneisse, enquanto que na parte ocidental os picos de granito são acompanhados por camadas de calcário. A aparência maciça e conservada da cordilheira é devida à abundância de granito — que é particularmente resistente à erosão — e ao fraco desenvolvimento glacial.

Picos
São os seguintes os picos acima dos 3200 metros de altitude (ordenados por cotas):
* Aneto, 3404 m
* Pico Posets, 3375 m
* Monte Perdido, 3355 m
* Maldito, 3350 m
* Monte Espadas, 3332 m
* Cilindro de Marboré, 3325 m
* Monte La Maladeta, 3312 m
* Pico Vignemale, 3298 m
* Pico das Tempestades, 3290 m
* Soum de Ramond, 3259 m
* Monte Marboré, 3252 m
* Monte Margalida, 3241 m
* Pico Perdiguero, 3222 m
* Russell, 3205 m

Fauna
Os animais que vivem na cordilheira são na sua maioria alpinos, porém, nas partes mais baixas, existem animais comuns das florestas temperadas.
São encontrados animais como o urso-europeu, a marmota, a raposa-vermelha, a camurça, o cervo, o ibex-dos-pirenéus ou o esquilo.

A rapaziada vai ter o privilegio de visitar esta região de Huesca em 25-06-2012 e para isso já reservou casa em Liguerre de Ara para ai ser a nosso base para mais esta expedição de 7 dias.



Casa Pallarazo - Liguerre de Ara