segunda-feira, 26 de abril de 2010

Que tipo de preparação terei de ter para poder fazer estes percursos magníficos a pé?

Como ponto de partida deve-se assumir que goza de boa saúde. Preferencialmente deve estar em boa forma física, ou seja, alguns meses antes da viagem procure efectuar algum desporto que melhore a sua resistência aeróbia. Um bom ponto de partida poderá ser efectuar alguns percursos a pé que habitualmente realiza de automóvel.

EQUIPAMENTO

Que calçado devo usar ?
É essencial que o calçado seja adequado. Botas de montanha, que mantenham o tornozelo firme e sola de borracha com rasto e aderência. Alguns tipos de sapatos ténis são também apropriados. Para quem está habituado, pode usar botas da tropa. As meias devem ser de algodão.

Há roupas especiais para os Passeios Pedestres ?
As roupas devem ser cómodas e adequadas à estação do ano. Junto ao corpo uma t-shirt térmica tipo lifa, ou de algodão em alternativa (apresenta o incómodo de, quando suada, levar muito tempo a secar), depois uma sweat-shirt ou forro polar, para o frio pode também ser utilizado uma camisola de lã (nunca utilizar fibras sintéticas tipo viscose), no final um impermeável, com ou sem forro. Os impermeáveis com fibra gore-tex são os mais indicados pois deixam sair o vapor da transpiração. É aconselhável levar sempre uma capa plástica (mesmo um saco de lavandaria) na mochila. As gangas justas são muito incómodas, pela pouca flexibilidade. A cabeça, o pescoço e as mãos são zonas muito sensíveis, tanto ao frio como ao sol, pelo que bonés, chapéus, gorros, fitas, lenços e luvas são acessórios imprescindíveis, que, além de úteis, dão sempre um estilo pessoal ao caminheiro.

Que protecções devo utilizar ?
Os óculos escuros protegem da incidência directa dos raios solares e do vento. Protector solar cutâneo e baton para os lábios. Existem batons com diferentes sabores e cores.

Como transportar as minhas coisas ?
A melhor forma de transporte é uma mochila. A mochila é um saco com duas alças, sendo o peso suportado pelos ombros. Para maior comodidade as alças devem ser almofadadas e existir um cinto para aperto frontal. A bolsa principal deve ser arrumada com o vestuário suplementar (caso exista) em baixo e a comida em cima. A água deve ir nesta bolsa (caso se trate de uma garrafa) ou nas laterais no caso de pequenos cantis. Outras bolsas exteriores devem ser reservadas para pequenos equipamentos suplementares. Artigos valiosos ou frágeis (carteira, chaves, bolsa com óculos, binóculos) devem ir na bolsa principal entre o vestuário e a comida. A água pode ainda ser transportada num cantil fora da mochila, desde que tenha alça, tal como a máquina fotográfica ou binóculos.

Equipamentos pessoais recomendados.
Um canivete tipo suiço ou uma pequena faca, um apito, uma pequena lanterna (com pilhas), bússola (caso se saiba utilizar), um espelho, um isqueiro, uma pequena toalha. Muitos caminheiros não dispensam um bastão de caminhada ou um pau ferrado.